terça-feira, 7 de maio de 2013

Estado confirma novos locais para estações do Metrô em São Caetano

O prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, participou na manhã desta segunda-feira (6/5) de reunião com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Eduardo Casonato, e os outros prefeitos da região no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Durante o encontro foi confirmada a alteração no local onde serão construídas duas das cinco estações da Linha 18 – Bronze do Metrô que servirão a cidade – a mudança atende a um pedido dos técnicos de Mobilidade Urbana da Prefeitura sancaetanense e visa melhorar a fluidez do tráfego na cidade.

“Nós pleiteamos estas alterações para evitar impactos negativos com a obra e fomos atendidos”, comemorou o prefeito Paulo Pinheiro. Com o novo projeto, a Estação Goiás, que ficaria na altura da Avenida Guido Aliberti com a Avenida Almirante Delamare, será transferida para a altura da Avenida Conselheiro Antônio Prado – na margem paulistana do Córrego dos Meninos. Já a Estação Mauá, anteriormente localizada na praça diante do Instituto Mauá de Tecnologia, será deslocada até a altura da Praça Dr. Inácio Rodrigues.

Em relação à Estação Goiás, os técnicos da Prefeitura de São Caetano e do Metrô entenderam que a alteração seria benéfica por aproximar a nova estação do Terminal Rodoviário Nicolau Delic e da estação São Caetano do CPTM. Já a mudança da Estação Mauá se deveu à previsão de impactos negativos no tráfego da região, já bastante movimentado por conta dos acessos a São Bernardo do Campo e à Rodovia Anchieta, e também pelo novo local facilitar o acesso dos estudantes tanto do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano, quanto da Universidade Metodista, em São Bernardo.

Além destas duas estações, a população de São Caetano será atendida pelas estações Cerâmica, na altura da Guido Aliberti com a Rua São Paulo; Estrada das Lágrimas, diante da avenida de mesmo nome; e Rudge Ramos, que ficará na altura da Rua Francisco de Melo Palheta, no Jardim São Caetano. As três estações serão construídas na margem paulistana do Córrego dos Meninos, com acessos por São Caetano.

A Linha 18 – Bronze do Metrô ligará a Estação Tamanduateí, em São Paulo, a São Caetano, Santo André e São Bernardo. Ela terá aproximadamente 20 quilômetros de extensão e transportará cerca de 325 mil passageiros por dia. “Os recursos para a construção da linha estão garantidos. A licitação deve ser publicada em julho e as obras devem ser iniciadas no fim de 2013 ou no começo de 2014”, informou o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. A previsão de conclusão é de dois anos após o início dos trabalhos.

Informações: Prefeitura de São Caetano do Sul

Nenhum comentário: