terça-feira, 28 de janeiro de 2014

'Megatatuzão' do Metrô chega à futura estação Eucaliptos da Linha-5

O "Megatatuzão", tuneladora que partiu do Poço Bandeirantes no dia 11/09/2013, chegou à futura estação Eucaliptos, percorrendo um trecho de 483 metros. O túnel faz parte da extensão da  Linha 5-Lilás, entre o Largo Treze e a Chácara Klabin. As escavações do túnel de vias, executadas pelo método shield, atingirão a marca de 322 anéis de concreto instalados.

 Ao todo, a supermáquina vai construir 4,8 quilômetros da expansão da Linha 5, entre o Poço Bandeirantes (na região do Campo Belo) até o  Poço Dionísio da Costa  (próximo da Estação Chácara Klabin). Neste trecho, ficarão as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz (ligação com a Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (ligação com a Linha 2-Verde). A previsão do Metrô é que o equipamento trabalhe durante 22 meses para concluir o túnel.



 O "Megatatuzão" já havia sido utilizado nas obras da Linha 4-Amarela e foi reformulado para operar na expansão da Linha 5-Lilás, com aumento de seu diâmetro (passando de 9,41 metros para 10,58 metros). O equipamento escava, em média, 14 metros por dia, a uma profundidade de 30 metros da superfície. Ao mesmo tempo em que perfura o solo, instala o revestimento estrutural definitivo, com anéis pré-fabricados de concreto com fibra de aço. Este método de construção de túneis é o mais indicado para o tipo de solo encontrado no trecho compreendido entre o poço Bandeirantes e a estação Chácara Klabin.

 A supermáquina tem 75 metros de comprimento e pesa 1.500 toneladas. Possui vários compartimentos: câmara de compressão; motores hidráulicos; parafuso sem fim (que faz a retirada do material escavado); esteira para o transporte do solo; eretor (equipamento que faz a montagem dos anéis de concreto) e o backup. O backup é formado pela cabine de comando, painéis de controle, transformador de energia, tanque hidráulico, sanitários e refeitório, além de trailers para o movimento de materiais.

O "Megatatuzão" é uma tuneladora do tipo shield TBM EPBS (escavadeira de terra de pressão balanceada).  Aproximadamente, 180 pessoas trabalham na operação da supermáquina, sendo 50 profissionais em cada turno, além de 30 operários de apoio. Com a produção diária (24 horas), o equipamento gera 154 metros cúbicos de terra por hora. A remoção desse material é feita pelo poço Bandeirantes e exige um caminhão basculante a cada 4 minutos.

 A estação Eucaliptos já está com sua estrutura pronta para receber o equipamento. O "Megatatuzão" será arrastado sobre a laje de fundo para ser posicionado no extremo oposto da estação para iniciar a próxima etapa de escavação, rumo à Avenida Ibirapuera até atingir a estação Moema.

Três tatuzões ao mesmo tempo

A ampliação da Linha 5-Lilás, entre Largo Treze e Chácara Klabin, é de 11,5 quilômetros, com 11 estações. Desse total, 4,8  quilômetros estão sendo construídos pelo "Megatatuzão", 4,1 km pelas tuneladoras de túneis singelos e 2,6 pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method)/VCA. Esta é a primeira vez na história do Metrô em que três tatuzões trabalham simultaneamente em uma mesma linha.

O primeiro trecho será entregue no dia 01 de fevereiro de 2014, e ligará o Capão Redondo à nova estação Adolfo Pinheiro. A Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo vai transportar mais de 781 mil pessoas por dia, quando pronta, em 2016, entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin. O investimento é de R$ 7,5 bilhões.

A operação plena da Linha-5 proporcionará o acesso a complexos hospitalares como Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital do Rim e Hipertensão, Hospital São Paulo, Maternidade do Amparo Maternal, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e centros especializados para tratamentos como AACD, APAE e Lar e Escola São Francisco que serão providos de transporte com acessibilidade e rapidez.

Nenhum comentário: