sexta-feira, 25 de julho de 2014

Crônica - Frases de efeito

Crônica
Por Andréia Garcia

Uma vez conversando com a Ana Carolina, ex-aluna de um tradicional colégio em Poá, quando nos encontrávamos na estação de trem em Guaianazes pelas manhãs, ela comentou que eu deveria escrever sobre as frases que sempre ouvimos e falamos ao usar o transporte sobre trilhos.
 
 
Comecei a prestar atenção e, de fato, vira e mexe alguém as solta no meio da multidão. Vou tentar reproduzir aqui para vocês:

1) Frase que sintetiza o desespero e o final da esperança de uma viagem um pouco mais tranquila no Expresso Leste, na Linha 11, de manhã: "Aí, já chegou o do meio". Quem nunca soltou essa frase ao ver o Potoque chegando de Estudantes, com uma lotação extrema?

2) "Não empurra não!!! Tem criança aqui!": Às vezes, a criança é fictícia, mas ao ouvirmos essa frase, com certeza, a gente tenta dar uma ajeitadinha num espaço muitas vezes inexistente, só para garantir.
 
3) "Sai da freeente!": A forma clássica quando o povo insiste em ficar parado na plataforma, na insana esperança que o próximo virá mais vazio e você tem que transpor a muralha de gente. Só berrando isso mesmo!

4) "Mocinha, já chegou em ´Guaianais´?": Esta já ouvi algumas vezes dirigindo-se para mim, mas não falei para a pessoa que esta estação não existe e confirmei que estava chegando sim.
 
5) "Só Jesus salva!": Clássica dos religiosos dos trens após enfrentar o calvário assim como a "Oba, vazio, graças à Deus".
 
6) "Corre que vai fechar a porta": Essa a gente ouve do amigo que está dentro do vagão, ao telefone, para aquele que acabou de entrar na estação e vai descer 200 degraus de escada fixa e ainda assim, tem fé que conseguirão ir juntos para papear na viagem. Pergunta se dá certo?

Há frases que são como adaptações dos provérbios populares mais conhecidos, só que nesse caso não deveriam existir já que não condizem com aquilo que esperamos de cada um: a boa educação.
 
- "Chutai e vigiai" (Orai e vigiai)
- "Empurras sem olhar a quem" - (Doe sem olhar a quem)
- "Nóis trumbica, mais num cai", bom, às vezes cai sim e muito!

Já soltou ou ouviu alguma dessas no seu caminho nos trilhos?
 
Andréia Garcia é coordenadora de projetos em ERP e autora do blog www.aviajantedotrem.com.br.
 
Pelo blog da autora, é possível saber como efetuar a compra do livro. Não perca esta oportunidade!

Nenhum comentário: