Linha 18-Bronze: São Paulo - ABC

Entre os dias cinco de julho e seis de agosto de 2013 foi realizada consulta pública do edital de Concessão Patrocinada (PPP) para prestação dos Serviços Públicos de Transportes de Passageiros da Linha 18, visando divulgar informações sobre a contratação da obra, operação e manutenção da Linha 18 e receber contribuições dos interessados que podem, formalmente, se manifestar sobre o projeto e elementos da licitação. Em etapa subsequente, o Conselho Gestor de PPP aprovará as eventuais adaptações ao projeto e definirá sua forma final.

Trata-se da primeira linha de metrô a sair do município de São Paulo. Será construída em monotrilho e ligará as estações Tamanduateí, em São Paulo e Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo, no ABC. O valor total previsto para implantação da linha é R$ 3,5 bilhões.

A previsão da Secretaria de Estado dos Transportes é de que o edital para a concessão da Linha 18 seja publicado em setembro e que o contrato seja assinado entre janeiro e fevereiro 2014.

Assista o vídeo de divulgação da nova linha
video

Em uma primeira fase, a Linha 18 contará com 14,9 km de extensão operacional, atendendo os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações: Tamanduateí; Goiás; Espaço Cerâmica; Estrada das Lágrimas; Praça Regina Matiello; Instituto Mauá; Afonsina; Fundação Santo André; Winston Churchill; Senador Vergueiro; Baeta Neves; Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra, onde fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído pela Prefeitura de São Bernardo.

Com a linha em pleno funcionamento, 26 trens irão atender à demanda diária estimada de 314 mil passageiros, propiciando maior mobilidade à metrópole por meio de nova ligação entre os municípios do ABC e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será construído um pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, dois terminais de integração intermodal.