sábado, 21 de junho de 2014

Crônica - Gentilezas

A maioria das pessoas, (também me enquadro nisso), percebe que as más práticas de convivência em espaços públicos são exaltadas e esquecem de enaltecer quando as gentilezas são feitas pelos anônimos que cruzamos todos os dias.


Felizmente, há diversos casos em que muitos se solidarizam com as outras pessoas e criam um ambiente menos hostil nas viagens sobre os trilhos. Mas, em alguns casos, a ânsia de ajudarmos o próximo, seja em qualquer momento, pode ser um tiro pela culatra.

Certa vez, um senhor com idade já avançada, embarcou sozinho no trem com sentido a Luz, vindo pela Linha 11. Era próximo ao horário de pico e naquela época, o mesmo trem que chegava na Luz, era o que voltava para Guaianazes.

Ele sentou, mas preocupado, quando se aproximava da estação final, já se levantou, mas como tinha dificuldade de locomoção e com medo da multidão que tinha certeza que aguardava o trem na plataforma, pensou em descer de costas quando a porta abrisse.

É, eu sei que vocês devem estar pensando: "que ideia"! E assim como sarcasmo nessa frase, realmente não foi uma boa ideia, mas aí é que entra a boa ação.

Um rapaz que chegava na plataforma para embarcar, com algumas pessoas à sua frente e sem entender direito o que acontecia, ao ver aquela cena, logo pensou em ajudar o senhor, pois o pessoal estava tentando entrar no trem naquela loucura, atropelando todo mundo e, consequentemente, batendo no pobre coitado.

Ele com as duas mãos e desviando de todos, foi empurrando o senhor, mas para dentro do trem novamente.

O rapaz achou que ele estava querendo entrar, já que estava de costas, e não querendo sair e crente que estava fazendo o seu ato heroico do dia, sendo o mais gentil dos gentis, não entendia porque o senhor estava tão bravo com ele.

Resultado: as portas se fecharam, o senhor ficou no trem e voltou para o Brás, xingando o pobre rapaz que só queria ajudar. E o rapaz ficou feliz, pois o que importava para ele, naquele momento, era que havia evitado o atropelamento daquele educado senhor!

Andréia Garcia é coordenadora de projetos em ERP e autora do blog www.aviajantedotrem.com.br.

Pelo blog da autora, é possível saber como efetuar a compra do livro. Não perca esta oportunidade!

Nenhum comentário: