sexta-feira, 13 de junho de 2014

Crônica - Bolsinha no ombro

Todos nós nos incomodamos muito com as "pessoas tartarugas" dentro dos vagões. E é de senso comum que nós, mulheres, incomodamos muitas vezes com nossas bolsas.
 
 
Levamos tudo nelas e é impossível nos desvincularmos mesmo quando elas já estão perfurando as costelas da pessoa à frente. Eu tento ajudar no que posso em relação a isso pedindo para segurar a bolsa alheia quando consigo sentar.
 
Geralmente, quando recebo uma recusa ao tentar fazer essa gentileza, faço uma autoanálise para tentar entender o porquê. Como vivo descabelada e com cara de sono talvez esteja aí a explicação: medo. Nos tempos de hoje, muita gente peca pelo excesso de julgamento e quem vê falta de pente, não vê índole!

Eu já procuro não me importar muito porque se levarem algo da minha bolsa, talvez, devolvam com alguma doação. Sempre que pedem para segurar a minha, eu dou, e teve uma vez que fiquei com receio, mas não foi de assalto.
 
O cara gentil que a segurou, logo que saiu o trem, começou a dormir. Ele era do tipo "caçapa" e a boca abriu tanto, mas tanto, que eu fiquei alerta o tempo inteiro porque para mim ele iria babar a qualquer instante e despejar tudo em cima da minha bolsa. Fiquei tensa e quase a puxei de volta, mas por sorte isso só ficou na minha imaginação.

Outro dia foi o dia de sorte, mas de quem eu segurei as bolsas. Ao sair do Metrô Santa Cruz, voltando já para casa, eu sentei. À minha frente, uma mulher parou e segurei sua bolsa. Na outra estação, ela sentou. Repeti o gesto com outra mulher que embarcou. Novamente, na estação seguinte, ela sentou-se no banco vago ao meu lado.
 
Eu e a primeira mulher rimos. Aquele riso cúmplice do mesmo pensamento com a coincidência da situação.

Outra mulher se aproxima e para não perder o costume, seguro sua bolsa e, para surpresa, a moça sentada ao meu lado, também levantou.
 
Não aguentei e começamos a rir com tudo isso. Três bolsas, três lugares! Joguei na loteria para ver se a sorte viria para mim, mas aí seria demais!
 
Andréia Garcia é coordenadora de projetos em ERP e autora do blog www.aviajantedotrem.com.br.
 
Pelo blog da autora, é possível saber como efetuar a compra do livro. Não perca esta oportunidade!

Nenhum comentário: