segunda-feira, 14 de julho de 2014

Crônica - Nosso Vagão

Crônica
Por Andréia Garcia

Ninguém está livre, infelizmente, de ser assaltado, de sofrer um acidente ou se envolver numa briga, intencionalmente ou não. E isso é uma ameaça em nossas vidas, principalmente quando estamos num lugar onde há aglomeração, como no caso do uso dos trilhos.


No caso de nós, mulheres, ainda podemos sofrer com o assédio sexual, como vemos em tantos casos divulgados pela mídia. Diante destes fatores foi aprovada recentemente em São Paulo, a criação do vagão rosa, exclusivo para mulheres, assim como já existe no Rio de Janeiro.

Como mulher e viajante diária, sou contra essa criação. Sou contra por vários motivos e o principal deles é que acredito que não é segregando que educamos cidadãos.

Só quem vivencia diariamente sabe que um dos maiores problemas que passamos é causado pela falta de educação de muitos. Tem gente que acorda para atrapalhar a vida do outro. Sai de casa com a seguinte frase na mente: "Não encoste em mim que eu empurro mesmo!" E você acha que isso é coisa só de homem? Ledo engano! Por incrível que pareça vejo muito mais mulheres se estapeando e brigando para sentar em um lugar do que qualquer um!

Não faz muito tempo circulou na Internet um vídeo na Linha 3 - Vermelha do Metrô exatamente sobre isso. Deprimente ver aquilo. Imagine então num lugar que só vai ter mulherada! Isso se os homens respeitarem e tiver fiscalização. É uma berrando daqui, a outra chutando de lá e vai ser um tal de puxa cabelo e bolsada que meu Deus!

O duro é que não vou querer fazer parte disso, já que não vejo sentido algum para sua existência, mas será que vou poder ser a diferente? Por sorte, pelo que eu leio por aí, não sou a única a não querer que isso aconteça. Mas, se algo me acontecer, tenho certeza que a primeira coisa que falarão é: "Bem feito! Não estava no lugar certo. Mereceu!"

Triste isso, hein? Nem tudo será rosa nesse vagão, com certeza. As autoridades poderiam criar campanhas maciças sobre educação e principalmente, atuar nos casos de desvios. Minha canela e meu cabelo irão agradecer!

Andréia Garcia é coordenadora de projetos em ERP e autora do blog www.aviajantedotrem.com.br.

Pelo blog da autora, é possível saber como efetuar a compra do livro. Não perca esta oportunidade!

Nenhum comentário: