Linha 2 do Metrô de São Paulo


A Linha 2 - Verde do Metrô de São Paulo é constituída pelo trecho compreendido entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente. A linha é também chamada de Linha da Paulista, por percorrer a Avenida Paulista, um dos principais centros financeiros de São Paulo. Apesar de ser chamada de Linha 2, ela foi a terceira a ser construída — a segunda, na verdade, foi a Linha 3 - Vermelha.


Histórico

A Linha 2, originalmente chamada de Linha da Paulista, foi planejada desde o projeto HMD de 1968. Na época, como a Avenida Paulista já era o grande centro de negócios de São Paulo, era preciso haver uma linha que passasse por ela. O projeto básico previa que a linha deveria ir da Vila Madalena ao Paraíso.
Em 1972 foi elaborado um novo projeto da Linha 2 para a Avenida Paulista, no trecho do Sumaré ao Paraíso. Esse projeto seria complementado em 1980, com o estudo definitivo chamado Terceira Linha do Metrô de São Paulo.

As obras da Linha 2 seriam iniciadas em 30 de novembro de 1987, sendo o primeiro trecho (localizado sob a Avenida Paulista) construído através do método NATM e exigiu adaptações por causa da complexidade de diversos trechos que corta.[1] Uma delas foi em dois prédios na esquina das ruas do Paraíso e Maestro Cardim, que tiveram seus pontos de apoio alterados, com partes dos prédios ficando supensas por placas de concreto e aço, sem que seus moradores percebessem.[1] A linha passa ainda debaixo da torre da TV Cultura, localizada na Avenida Doutor Arnaldo, no Sumaré, o que exigiu na época da construção da linha uma análise do projeto da antena, que levou a adaptações na planta do túnel.[1] Como as fundações da torre tinham profundidade maior que a do túnel, suas hastes de aço foram afastadas, e elas passaram a "abraçar" o túnel.[1]

A linha foi inaugurada em 25 de janeiro de 1991, contando naquele momento com 2,9 quilômetros de extensão e quatro estações. Com esta linha o Metrô passou a abranger um dos mais importantes eixos do centro expandido de São Paulo, com grande concentração de instituições financeiras, hospitais, escolas, hotéis, consulados, secretarias de Estado, emissoras de rádio e televisão, teatros e museus.

No ano seguinte foram inauguradas as estações Ana Rosa e Clínicas, ampliando para 4,7 quilômetros. Em 1998 duas novas estações (Vila Madalena e Sumaré) foram concluídas, acrescentando mais 2,3 quilômetros ao trecho. Em 30 de março de 2006 o então governador Geraldo Alckmin, em seu último dia de governo, inaugurou a Estação Santos-Imigrantes. Pouco após, em 9 de maio de 2006, houve a inauguração da Estação Chácara Klabin pelo ex-governador Cláudio Lembo, completando assim o trecho de 2,9 quilômetros entre Ana Rosa e Santos-Imigrantes, ficando a linha com 9,9 quilômetros de extensão total.

No dia 30 de junho de 2007 o governador José Serra inaugurou a Estação Alto do Ipiranga, localizada na confluência da Avenida Dr. Gentil de Moura com a Rua Visconde de Pirajá, elevando a rede metroviária paulistana a 61 quilômetros, com previsão de demanda de passageiros na Linha 2 de 370 mil pessoas por dia. O mesmo José Serra havia publicado decreto a 9 de maio de 2007 para o início das desapropriações e autorização para estender a linha até a Vila Prudente, com as respectivas estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. De acordo ainda com o projeto de expansão, a linha teria o seu primeiro pátio de trens, que seria construído no lugar das ruínas da fábrica da Vemag.

No dia 10 de maio de 2007, durante a visita do papa Bento XVI à cidade de São Paulo, a Linha 2 apresentou a maior demanda de sua história até então, com o transporte de 370 226 passageiros. Já no final de semana de 17 e 18 de maio de 2008 a linha teve sua operação comercial interditada no trecho entre as estações Clínicas e Consolação, para que a máquina Shield (o popular "tatuzão") passasse sete metros abaixo do nível do seu túnel para a continuidade das obras da Linha 4-Amarela. O atual recorde de pessoas transportadas pela linha foi obtido em 7 de maio de 2008, com 428 056 passageiros.

Em 28 de março de 2009 entrou em operação o primeiro dos dezesseis novos trens a ser entregues até a inauguração do trecho Sacomã-Vila Prudente. Em 10 de janeiro de 2010 a estação Sacomã foi aberta ao público, inicialmente em operação assistida, das 10h30 às 15 horas e, posteriormente, a partir do dia 22, das 10 às 16 horas. Por fim, no dia 30 do mesmo mês, foi aberta totalmente ao público em horário normal.

Apesar de as obras de extensão da Linha 2 terem sido as únicas a receber a totalidade da verba prevista para 2009, o cronograma atrasou — a inauguração das estações Tamanduateí e Vila Prudente, inicialmente prevista para março de 2010, foi adiada para junho,[2] mas depois passou a não ter mais data definida.[3] Em 18 de agosto foi anunciada a inauguração em operação assistida de Vila Prudente para dali a três dias. Em 21 de setembro foi inaugurada a Estação Tamanduateí, também em operação assistida.

O início da cobrança de tarifa nestas duas estações ocorreu em 5 de fevereiro de 2011, com o horário de funcionamento sendo ampliado para das 8 às 17 horas.[4] Com isso, a necessidade de desembarcar na Estação Sacomã para prosseguir viagem pela Linha 2-Verde não existia mais. Em 19 de março de 2011 as estações Tamanduateí e Vila Prudente tiverem seu horário de funcionamento ampliado para das 4h40 às 21 horas e, por fim, em 12 de setembro, para o horário normal, até a meia-noite.[5]

Cronologia

30 de novembro de 1987: Início das obras da Linha 2-Verde (trecho Paulista) entre as estações Ana Rosa e Clínicas.
25 de janeiro de 1991: Inauguração do trecho Paraíso ↔ Consolação
12 de setembro de 1992: Inauguração das estações Clínicas e Ana Rosa.
21 de novembro de 1998: Inauguração das estações Sumaré e Vila Madalena.
30 de março de 2006: Inauguração da Estação Santos-Imigrantes.
9 de maio de 2006: Inauguração da Estação Chácara Klabin.
30 de junho de 2007: Inauguração da Estação Alto do Ipiranga.
10 de janeiro de 2010: Início da operação assistida da Estação Sacomã.[6]
30 de janeiro de 2010: Inauguração oficial da Estação Sacomã.[7]
21 de agosto de 2010: Inauguração da Estação Vila Prudente.[8]
21 de setembro de 2010: Inauguração da Estação Tamanduateí.[9]
12 de setembro de 2011: Ampliação do horário da operação das estações Tamanduateí e Vila Prudente.

Em 2010 a Linha 2 era a terceira linha do Metrô de São Paulo a receber mais passageiros, com 38 mil passageiros por hora, acima da capacidade máxima estipulada da linha, de 35 mil por hora.[10] Entre março de 2009 e março de 2010 a média de passageiros transportada por dia na linha aumentou de 416,4 mil para 472,1 mil, por causa de uma restrição da prefeitura a ônibus fretados no centro expandido da cidade e à inauguração da estação Sacomã.[10]

A Estação Santos-Imigrantes é semi-elevada, com estruturas de concreto e metal que sustentam o teto da estação. A Estação Santuário Nossa Senhora de Fátima-Sumaré é elevada e situada sobre um vale (sob o Viaduto Doutor Arnaldo), sendo as duas extremidades subterrâneas. A Estação Tamanduateí é elevada, com estruturas de concreto misturado com metal, sustentando o teto em forma de arco. Todas as demais estações são subterrâneas. As estações Trianon-Masp, Consolação, Brigadeiro, Ana Rosa, Chácara Klabin e Santos-Imigrantes são compostas de plataformas centrais. As demais têm plataformas laterais. Nenhuma das estações tem os dois tipos de plataformas.

A linha ainda terá integração com a futura Linha 15-Branca e a expansão da Linha 5-Lilás.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_2_do_Metr%C3%B4_de_S%C3%A3o_Paulo

Um comentário:

vanessadafne disse...

alstom mileninho trem maravilhoso eu gosto muito dele.