Quem é que, no dia a dia, não
precisa utilizar o celular dentro ou fora de alguma estação do metrô para fazer
uma simples ligação, enviar um SMS, acessar rapidamente a Internet para
verificar algum e-mail e respondê-lo com urgência ou acessar as redes sociais e
o sinal da sua operadora não funciona ou então é péssimo?
Quem já não passou apuros para
fazer uma simples ligação ou enviar um SMS para o chefe avisando que irá chegar
atrasado no trabalho devido a alguma falha no Metrô, mas o sinal da operadora
não funciona de forma alguma e depois leva bronca ou sofre alguma penalidade?
Ou quem sabe até enviar algum SMS para o próprio Metrô para denunciar algo de
errado que viu?
Com certeza você não é o único,
nosso caro leitor. Devido às inúmeras reclamações que recebemos de nossos
seguidores nas redes sociais, fizemos uma matéria especial sobre o sinal de
celular (seja voz ou dados) das principais operadoras de telefonia aqui da
capital paulista.
Entramos em contato com as
operadoras Vivo, Oi, Claro e Tim e registramos, como clientes, reclamações
sobre a falta de sinal. Cobramos, também, explicações das operadoras sobre o
que está sendo feito para melhorar o sinal e se há algum trabalho de reparo nos
locais que apontamos nos registros realizados.
Cada operadora nos apresentou uma
resposta diferente, mas será que na prática eles resolvem mesmo os problemas
apontados pelos clientes?
Os contatos com as empresas de
telefonia foram feitos pelos seguintes canais de atendimento: site oficial (e-mail),
telefone, chat, redes sociais (Facebook e Twitter), assessorias de imprensa e,
além disso, registramos queixas na Anatel. Perguntamos para as operadoras, se elas
possuem aplicativos para Android ou IOS para que os clientes possam registrar
queixas sobre falta de sinal.
Além disso, ouvimos profissionais
de tecnologia na área de telefonia, que nos explicaram como funciona a
tecnologia instalada nos túneis do Metrô. E claro, ouvimos também o Metrô de
São Paulo.
Ao longo dessa reportagem,
daremos várias dicas de como você pode registrar uma reclamação para sua
operadora e de como exigir a melhoria na qualidade do sinal, além de dicas de
aplicativos que podem facilitar a sua vida.
Esperamos, assim, que com esta
matéria possamos prestar um serviço de utilidade pública para você, nosso
leitor e usuário das linhas do Metrô e que diariamente utiliza o seu telefone
celular a caminho de casa, da escola ou trabalho ou de qualquer compromisso que
você tenha.
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ
O Metrô tem cerca de 4 milhões de
usuários ao dia. Desde 2008 as principais operadoras de telefonia instalaram
cabos e antenas nas estações e nos túneis do Metrô de São Paulo. A primeira a
receber a instalação foi a Linha 2-Verde e logo depois, as demais passaram a
receber o sinal.
Diariamente recebemos queixas dos
nossos leitores, que o sinal da operadora 'X' não funciona em determinada
estação, seja dentro dela, em algum túnel ou até mesmo nas proximidades da
estação. Se fossemos citar aqui as estações ou locais, teríamos uma longa e
interminável lista. Nesses locais, o sinal pode funcionar com intermitência ou
então é alguma área apelidada de “sombra negra”. Aí não tem jeito, o a rede não
irá funcionar ou funcionará da pior maneira possível.
Fizemos, então, o questionamento
para o Metrô, já que a qualidade do sinal não é boa em suas dependências.
Somente nos retornaram com respostas objetivas e sequer ofereceram alguma
solução prática. Veja a resposta recebida:
- “Temos disponibilidade de sinal
para celular de todas as empresas operadoras em todas as linhas do Metrô.”.
- “O Metrô apenas cede espaço
para a instalação de equipamentos, sendo o sinal de responsabilidade exclusiva
das operadoras. Por favor, entre em contato com a empresa que você utiliza para
esclarecimentos mais aprofundados.”.
Sendo assim, a responsabilidade
do sinal ofertado pelas operadoras de telefonia, é das operadoras. Porém, nesse
questionamento realizado, não fomos informados se de 2008 para cá foi realizada
alguma troca para equipamento ou antenas mais modernas.
Vamos agora aos relatos das
quatro principais operadoras: Oi, Vivo, Claro e Tim.
Como clientes dessas operadoras,
realizamos os procedimentos padrão para reclamação sobre a falta de sinal.
Questionamos, também, se há algum serviço programado que melhore a utilização
dos telefones móveis nas estações e túneis do Metrô.
Veja a seguir como você deve
fazer para reclamar sobre a falta de sinal em cada um dos canais oficiais
disponibilizados pelas operadoras e como cada uma delas respondeu aos nossos
questionamentos.
SITE OFICIAL:
OI
Pelo site www.oi.com.br tentamos
localizar alguma seção “Fale Conosco”, para que pudéssemos enviar um e-mail sobre
falta de sinal, porém descobrimos que esta opção não existe. Por meio do link
Fale com a Oi, para atendimento do Oi Móvel, consta apenas atendimento por
telefone, pessoalmente nas lojas da operadora ou por carta.
CLARO
Pelo site www.claro.com.br também
tentamos localiza o canal “Fale Conosco” para que pudéssemos enviar um e-mail. Para
registrar uma reclamação sobre a falta de sinal em um determinado local de São
Paulo via e-mail, você poderá acessar o espaço Minha Claro.
Nós registramos a reclamação neste
espaço, porém a Claro não respondeu o e-mail, fez diferente. Depois de alguns
dias, recebemos uma ligação com a resposta sobre a mensagem enviada. No entanto
foi tão cômico, que das três vezes que tentaram entrar em contato conosco, a
ligação só caía. Infelizmente, por este modo, não houve sucesso na resposta.
No site da Claro também há a área Cobertura, um espaço quase no final da página, onde é apresentada a opção
“Ajude-nos a melhorar nosso serviço”.
Este espaço é apresentado da
seguinte maneira: “A Claro está sempre trabalhando para melhorar a qualidade do
seu sinal. Se você está com dificuldade para fazer ligações, enviar ou receber
torpedos ou acessar a internet e quer nos ajudar, preencha o formulário abaixo.
Essas informações serão usadas pela nossa área de Qualidade para aprimorar os
serviços da Claro e, portanto, nenhum protocolo será gerado.”
Questionada, a Claro informa que
este espaço ‘Cobertura’ não gera uma reclamação em si, sendo que o melhor a
fazer é o cliente entrar em contato por meio dos canais de atendimento via
telefone, chat ou e-mail.
Mas nos restou a dúvida: depois
que o cliente preenche este formulário, para onde vão esses dados? Fica o
mistério no ar.
VIVO
No site da Vivo, há o atendimento por e-mail na seção “Móvel”. Por esse canal, relatamos a falta de sinal, porém
o retorno do e-mail foi feito com respostas vagas e cheia de contradição. Eles
nos disseram que era necessário ligar no *8486 e registrar uma reclamação.
TIM
Pelo site oficial da Tim,
registramos uma reclamação por meio do canal “Formulário Digital”. Recebemos a
seguinte resposta:
“Em resposta ao seu e-mail,
informamos que não temos acesso a essa informação, só conseguimos saber se a
região possui ou não cobertura. Pode ser verificado através do site
www.tim.com.br/portasabertas, ou enviando uma mensagem para o número 2978
informando no texto o CEP da localidade.”
Neste endereço do site Portas Abertas, mencionado acima na resposta da TIM, ao informar o CEP da localidade
consegue-se conferir se no local há cobertura ou não. Além disso, é possível
informar se há algum problema pontual ou permanente na região em questão e
consultar otimizações programadas ou incidentes em andamento.
TELEFONE:
OI
Por meio do número *144, conseguimos
registrar uma reclamação sobre falta de sinal. Durante o atendimento é
solicitado o CEP da localidade onde há falha para que eles possam providenciar
o reparo. Mas será que realmente é feito esse reparo?
Um detalhe: caso prefira ligar de
um telefone fixo, o número é o 1057.
Nesse registro, informamos como
exemplo o CEP da estação Belém da Linha-3, onde raramente o sinal funciona.
CLARO
Na reclamação sobre a falta do
sinal através do telefone 1052, nos foi solicitado o CEP e endereço do local em
que não há sinal. No atendimento, eles alegam que encaminham as informações
para a melhoria de sinal no local para a área técnica.
Neste atendimento, informamos
como exemplo o CEP da estação Alto do Ipiranga, pois entre Alto do Ipiranga e
Paraíso, na Linha 2-Verde, o sinal da Claro não funciona.
VIVO
Pelo *8486, conseguimos registrar
uma reclamação sobre a falta de sinal em algumas localidades. Foi solicitado o
CEP da localidade e o endereço e, como exemplo, passamos os dados da estação
Tamanduateí, onde há falha no sinal da Vivo. Questionados, os atendentes em si
não nos apresentaram uma resposta clara sobre o que a operadora está fazendo
para melhorar o sinal nas estações de Metrô. Para esclarecer melhor o assunto,
o atendente transferiu a ligação para a área técnica, nos deixando em uma longa
espera.
Pelo telefone da Ouvidoria (0800
775 12 12), você também conseguirá registrar uma reclamação, mas caro leitor,
tenha paciência pois a espera é interminável. Infelizmente não conseguimos
atendimento durante o horário de funcionamento da Ouvidoria (atendimento das 8h
às 18h).
TIM
Ao entrarmos em contato com o
*144, fizemos o registro da reclamação sobre a falta de sinal. Informamos os dados
da estação Tatuapé, como CEP e endereço. Para falar com a TIM via telefone
fixo, disque o número 1056.
REDES SOCIAIS
OI
A Oi também disponibiliza um
canal de atendimento por meio do Twitter e que muitos desconhecem. Esse canal
se chama Diga Oi. Infelizmente não obtivemos resposta dos tweets enviados.
Enviamos um questionamento sobre
melhoria do sinal para a Oi por meio de seu canal de atendimento pelo Facebook.
Esse canal se chama Oi Responde e, por meio dele, tivemos o seguinte retorno:
“O sinal pode sofrer
interferências em vários locais, por exemplo, o metrô. Trabalhamos sempre na
ampliação de nossa cobertura para que o sinal esteja disponível onde você
precisar. Acompanhe sempre as novidades da Oi pela nossa fan page”.
CLARO
A Claro possui dois canais de
atendimento oficiais pelo Twitter, o Claro Ronaldo e o Claro Blog. Mas
infelizmente não obtivemos retorno. E olha que tentamos por várias contas de
Twitter diferentes.
Por meio do Facebook oficial daClaro, enviamos uma mensagem para saber da operadora se há algum serviço de
melhoria no sinal nas estações e túneis do Metrô. O seguinte retorno nos foi
dado: “Gostaríamos de informá-lo que estamos constantemente trabalhando na
expansão e melhoria de nossa cobertura, porém em ambientes internos o sinal
pode apresentar variações. Se você está presenciando dificuldades intensas com
frequência no sinal, por gentileza, nos chame através do Minha Claro! Escolha
uma opção de contato acessando www.claro.com.br/minhaclaro".
VIVO
Pelo Twitter oficial da Vivo,
chamado Vivo em Rede, apenas nos responderam via mensagem direta, a chamada DM.
Informamos como exemplo, o CEP do endereço da estação Tatuapé da Linha 3. Veja
a resposta que recebemos:
“Verificamos em nosso sistema e
existe uma falha na rede em sua região. A previsão de retorno é para o dia
01/08/2014.”
Pelo Facebook oficial da Vivo,
pediram para ligar no *8486 ou registrar uma reclamação no Fale Conosco do
site.
TIM
Por meio do perfil no Twitter, o TimAjuda, informamos o CEP e endereço da estação Tatuapé. Segue abaixo o retorno
que recebemos:
“Estamos com um problema pontual
nessas regiões. Estamos trabalhando para expandir nossa cobertura e aprimorar
nossos serviços.”
E ainda deram a seguinte informação
e dica:
“Foi realizada análise no
endereço informado e houve uma indisponibilidade na rede que se encontra
normalizada. Verificado que o acesso do cliente está ativo corretamente.
Solicitamos que desligue e religue seu aparelho para realizar novos testes e
registro na rede. Realizar teste de aparelho e chip também, colocando seu chip
em outro aparelho e vice-versa. Verifique a rede que você está utilizando, GSM
ou 3G. Sugiro que você utilize a rede GSM para voz e 3G para acessar a
internet/dados. Agradecemos o contato.”
Pelo Facebook oficial da Tim, não
há um canal de atendimento para reclamações, apenas pedem para contatar o site,
telefone ou Twitter.
APLICATIVOS PARA CELULAR
OI
A Oi nos indicou o aplicativo Oi Qualidade, também chamado de Oi Spot.
Nele, você pode sinalizar para a
equipe da Oi os pontos com dificuldades de sinal. O próprio app envia essas
informações para a Oi, auxiliando na melhoria dos serviços prestados. O
aplicativo está disponível para Android e IOS.
CLARO
Durante os atendimentos,
perguntamos para a operadora se há algum aplicativo para Android ou IOS para
que o cliente possa reclamar sobre a falta de sinal, visto que a concorrente Oi
possui um aplicativo para este fim. A Claro nos respondeu que no momento não
possuem esse dispositivo e ainda acataram como uma sugestão de implementação
futura.
VIVO
Durante os atendimentos,
perguntamos para a operadora se há algum aplicativo para Android ou IOS para
que o cliente possa reclamar sobre a falta de sinal. E a resposta foi a
seguinte: “Não temos no momento um aplicativo com estas características. Os
relatos de dificuldades de sinal são tratados através de nossos canais de
atendimento. Sua sugestão foi registrada para que seja utilizada como fonte de
melhorias para nossos serviços.”
TIM
A Tim oferece, também, para
Android e IOS o aplicativo Portas Abertas. Em que ele ajuda? Confira abaixo:
1 – “Confira como está a
cobertura da TIM em sua localidade ou em qualquer região do Brasil. Tenha em
mãos o mapa de cobertura da TIM, acompanhe as áreas de acesso às tecnologias
2G, 3G e 4G, além da localização das antenas atuais e planejadas.”.
2 – “Informe, de forma simples e
rápida, qualquer problema na ligação ou na conexão de internet e ajude a
melhorar os serviços da TIM na sua região. Através das suas informações, vamos
trabalhar para melhorar nossos serviços para você falar mais, fazer mais e ir
mais longe.”.
3 – “Receba alertas de rede (em
breve) e fique informado sobre eventuais falhas em andamento ou otimizações
programadas em sua região.”.
RECLAMAÇÕES NA ANATEL
OI
Registramos uma reclamação no
site da Anatel. Após alguns dias, a Oi entrou em contato conosco por telefone,
explicando o que fazem para melhorar a qualidade do sinal no metrô.
Veja a resposta:
“Esclarecemos que sobre a
ausência de sinal nas estações de metrô pode ocorrer por motivos de área de
sombra, questões de relevo, e a prestadora sempre trabalha para melhorar a
qualidade no sinal. Informamos ainda que disponibilizamos um novo e exclusivo
canal de atendimento através de formulário ou telefone em nosso site
http://www.oi.com.br/falecomoi ou pelo e-mail
danilo.azevedo.brtcc@contratada.oi.net.br”.
CLARO
No site da Claro, eles
disponibilizam um canal exclusivo para que você converse via chat. Esse atendimento é uma maneira do tentar solucionar o problema do cliente antes que a reclamação na Anatel seja devidamente registrada. Particularmente não sabíamos que havia um
atendimento por chat pré-Anatel. Apesar de haver este serviço, não houve retorno por parte da operadora.
VIVO
Geramos uma reclamação na Anatel
e percebemos que, no retorno, houve o mesmo problema do atendimento realizado
pelo Site Oficial da Vivo, quando enviamos um e-mail. Há muita contradição e não
solucionaram prontamente o problema.
Nesse retorno, foram solicitados muitos dados burocráticos e descobrimos
que existe um novo canal de atendimento da Vivo pré-Anatel, onde você recebe
uma ligação da operadora em menos de 24 horas.
TIM
Registramos a reclamação na
Anatel, questionando se há algum trabalho da Tim para melhorar o sinal das
estações no Metrô de SP. A resposta dada por e-mail foi a seguinte:
“Prezado cliente, ciente que a
rede que atende a sua localidade está passando por um trabalho de melhoria e
ampliação onde foram investidos R$ 450 milhões no ano de 2012 e 9 bilhões de
reais até 2014, sendo assim o prazo para a conclusão por completo do serviço é
até 2014 e a ANATEL já esta ciente deste trabalho.”
ASSESSORIA DE IMPRENSA
OI
Tentamos contato com a Assessoria
de Imprensa da Oi, porém os telefones informados no site não funcionam.
Questionamos por meio dos demais canais como poderíamos contatar a assessoria,
mas infelizmente ninguém soube informar um canal de contato exclusivo para a
imprensa.
CLARO
Procuramos também a assessoria de
imprensa da Claro, esta que emitiu a seguinte nota, ao ser questionada sobre o
sinal de celular no Metrô:
“A Claro esclarece que a
cobertura interna nas estações de metrô é feita por sistemas compartilhados com
outras operadoras. A empresa informa ainda, que possui equipamentos externos
para garantir seu sinal em alguns pontos estratégicos”.
VIVO
Procuramos também a assessoria de
imprensa da Claro, que emitiu a seguinte nota, ao ser questionada sobre o sinal
de celular no Metrô:
“A Telefônica Vivo tem
atendimento dedicado no complexo Metrô (estações e túneis). O sistema é
compartilhado com outras operadoras.”
TIM
Procurada, a assessoria de
imprensa da TIM foi questionada sobre a instalação do sinal nas estações do
Metrô e há algum projeto de melhoria. A resposta foi a seguinte:
“A TIM informa que integra, com
as demais operadoras, consórcio para prover sinal de telefonia celular nas
linhas e estações do Metro de São Paulo, seguindo o cronograma de expansão
definido pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. A infraestrutura de
recepção e transmissão se distingue em cada estação por levar em considerações
barreiras topográficas e estrutura das linhas.”
CHAT
Apenas a operadora Claro possui
um canal de atendimento via chat. Por ele, o atendente nos informou que também é
possível gerar uma reclamação sobre falta de sinal, informando o CEP da área
afetada. Para acessar o chat, é preciso estar logado na seção ‘Minha Claro’. Abaixo
segue o link:
APLICATIVO CROWDMOBI
Confira abaixo a dica do
aplicativo Crowdmobi, que monitora o sinal da sua operadora.
Ao baixar o aplicativo Crowdmobi,
disponível para iOS e Android, será possível “medir” diversos parâmetros, como
nível de sinal de seu celular, seja ele 2G, 3G ou 4G, verificar a localização
de torres próximas e verificar a qualidade de sinal de outras operadoras em um
raio de 400 m.
Baixe o app para Android.
Baixe o app para IOS
ENTREVISTAS
Confira abaixo as entrevistas com
os especialistas das empresas Canal Tech e ViaLink, que nos explicaram o
funcionamento do sinal de celular no Metrô de São Paulo.
CANAL TECH
A nossa reportagem entrou em
contato com o site Canal Tech (especializado em Tecnologia) e questionamos se
eles saberiam dizer como funciona o sinal das operadoras no Metrô. A assessoria
de imprensa do Canal Tech nos retornou e entraram em contato com o Metrô de São
Paulo, que respondeu o seguinte:
“Conversamos com o Metrô e eles
retornaram dizendo a banda dentro dos túneis e estações é disponibilizada pelas
próprias operadoras, através de antenas instaladas em espaços alocados pelo
Metrô. A responsabilidade da disponibilidade, velocidades e operação também são
delas. Mas achamos um tema bem interessante, também queremos aprofundar mais a
parte da tecnologia em uma matéria no nosso site.”
VIALINK
A assessoria de imprensa da
empresa Vialink (empresa de infraestrutura, sistemas e governança em
tecnologia da informação) também foi ouvida pela nossa reportagem. Eles focaram
o tema da tecnologia para melhor explicar o funcionamento da Internet/celular
em locais como o Metrô de SP. Confira a entrevista:
1 - Como que é possível instalar
a internet 2g ou 3g em lugares subterrâneos como algumas estações do Metrô de
São Paulo? Além disso, como é possível viabilizar sinal para receber ligações?
Por estar “embaixo da terra”, o
sinal do celular precisa ser levado até lá por equipamentos e cabos, para
depois ser distribuído através de uma antena. Para fazer uma comparação, se
quiséssemos fazer alguém em uma estação do Metrô ouvir o que outra pessoa fala
fora da estação, precisaríamos captar o que esse indivíduo fora da estação está
falando, levar a voz dele até a estação através de um fio, ligar em um
amplificador, e depois em alto-falantes para que as pessoas ouvissem.
Com os celulares é a mesma coisa.
Precisamos captar o sinal fora da estação, levar até a estação através de
cabos, ligar em aparelhos ou centrais especiais que amplifiquem esse sinal e
ligá-lo em antenas que o espalham para que os aparelhos o captem.
Quando a pessoa entra no trem e
este vai se afastando da estação através dos túneis, o sinal vai ficando cada
vez mais fraco, até a ligação ficar impossível. Para evitar isso, é preciso que
haja um sistema de antenas, ou de cabos irradiantes especiais, ao longo dos
túneis do Metrô, espalhando o sinal das operadoras de celular. Mais uma vez
usando o mesmo tipo de comparação, é como quando espalhamos vários
alto-falantes por uma empresa, para que tenhamos “som ambiente”. Assim como o
som tem que ser espalhado para se ouvido por todo o escritório, o sinal de
celular também precisa ser espalhado para ser captado pelos aparelhos dentro
dos túneis do Metrô.
2 - Como são os equipamentos que
as operadoras instalam? São antenas? O sinal varia muito de estação para
estação. Por que isso ocorre? É inviável ter o sinal em todos os lugares?
Essa resposta está junto com a
resposta 1. Sobre a viabilidade, a resposta é sim. É viável sim. No Rio de
Janeiro, por exemplo, o celular funciona relativamente bem em quase toda a
extensão do Metrô. A seu favor, o Rio de Janeiro tem o fato de que sua malha de
metrô é muito menor que a de São Paulo, mas a questão não é de extensão da
malha, e sim de disponibilidade e custo da tecnologia. A tecnologia para
distribuir o sinal com qualidade pelas estações existe. É uma questão de se
desejar ou não fazer os investimentos necessários para dar esse conforto para
os usuários das linhas telefônicas.
3 - O curioso é que dependendo do
smartphone, em alguns locais a conexão pega melhor, mas as ligações não pegam
direito. Eu, por exemplo, tenho um Galaxy Y e um Galaxy S3 Duos. E no Metrô o
Galaxy S3 recebe melhor o sinal. Por que isso acontece?
Isso acontece porque o sistema de
captação, que é como se fosse o “ouvido” de cada celular, é diferente. Alguns
são mais sensíveis do que outros em determinadas situações. Essa sensibilidade
pode ser uma característica do aparelho - alguns são simplesmente melhores do
que outros. Também pode ser afetada por outros fatores, como carga da bateria e
tipo de capa que está sendo usada. Capas metálicas, por exemplo, tendem a
deixar o celular menos sensível, ou seja, “mais surdo”.
Repórter: Eduardo Paulinos
Edição e Revisão: Wagner Batizelli
O conteúdo desta reportagem é de propriedade do Grupo Diário e a sua reprodução sem prévia autorização é expressamente proibida.
Repórter: Eduardo Paulinos
Edição e Revisão: Wagner Batizelli
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2 comentários:
E a Nextel?
Além de todo esse caminho trilhado pela reportagem temos que buscar outros e outras formas de conseguirmos alcançar o objetivo de poder usar nossos aparelhos celulares, independente de marca e/ou operadora, de uma forma minimamente razoável. Se em outras megalópoles isso é comum, porque em Sp isso não pode ser? Pagamos caro, temos direito!
Valmir Pinheiro
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